Friday, May 07, 2010

Muito bom!!


Dia desses, descobri meio por acaso, como se faz uma salada de alho-poró picante que acompanha muito bem peixes grelhados e carnes gordurosas.

A história: Sempre frequentei um restaurante de lamen aqui perto de casa e sempre peço um prato composto de salada de alho-poró e carne de porco que quase derrete na boca, o famoso tyashu. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ramen

Pois bem, ainda não é o ideal, mas para isso eu precisaria roubar o segredo culinário daquela cozinha, então....

Um talo de alho-poró , descarta-se a parte de cima onde abre em V (que pode ser usado para um belo arroz mexidinho), abrir o talo e retirar o miolo arredondado (que também pode ser usado no arroz ou em outro prato qualquer), cortar o talo em tiras super finas e colocar em água fria para retirar um pouco o picante (geralmente o picante fica e as vezes muito). Escorrer, secar um pouco a água, temperar com shoyu, óleo de gergelim e rāyu (ver http://en.wikipedia.org/wiki/Rayu). Talvez um pouco de sal.
Não posso copiar a foto pra vocês, mas fica algo mais ou menos assim http://photozou.jp/photo/show/201090/20662590 , sem as cebolinhas em rodelas e a pimenta vermelha seca em tiras.

Bon apetit!!

No comments: