Friday, May 14, 2010

Sukiyaki recipe


Para se ter um delicioso sukiyaki é necessário carne bovina em tiras finas como um bom carpaccio, uma suculenta acelga, shiitake e shimeji para dar um toque fino ao prato, tofu e konyaku para um toque light, alho poro ou cebolinhas em cortes grandes para um ligeiro sabor picante, moyashi (broto de feijão) sempre bem vindo em lamens, tikuwa (massa de peixe assado) muito bom e macarrão de udon previamente cozido.

Na panela deverá ser derretido manteiga onde se frita, em fogo baixo, ligeiramente a carne dando aquele aroma delicioso, acrescenta-se um pouco de cada ingrediente, regar com molho para sukiyaki diluído em água e temperado com shoyu se necessário. Tampar e aumentar o fogo porque a esta altura seu estômago dorme profundamente (roooooonc, rooooonc) sonhando com os aromas que invadem suas narinas.

Serve-se a panela à mesa em fogareiro de camping onde cada um deverá retirar seu sonho diretamente para sua tigela que poderá ou não conter ovo cru batido. Eu amo com ovo, dá pra comer mais rápido!! ;D

Uma dica é colocar o macarrão por ultimo, para que não derreta. E a medida que os ingredientes forem devorados por um estômago faminto, pode-se acrescentar o ingrediente na panela e enquanto cozinha, há outras presas a serem devoradas.

Versão mais "sulista" é não usar o molho, apenas salpicar açúcar e shoyu na carne e se necessário um pouco de agua, mas a idéia é que a água que sai dos outros ingredientes, baste para o resultado final ser tão bom quanto. Este processo deverá ser realizado em fogo baixo.

Versão vegetariana é retirar a carne da receita, derreter a manteiga, acrescentar os ingredientes e VOILA!! Seja ao molho ou sulista, sejam felizes!!

Lembrem-se que vocês podem colocar as verduras e vegetais de sua preferência, mas todos tem que estar devidamente cortado para que o cozimento seja rápido. Seu estômago não aguentaria acordar faminto e ter fila de espera.

No comments: