Friday, October 07, 2005

Nabe



Nabe, um sopao muito gostoso, nutritivo e light. Recomendado para quem precisa perder 20kgs e para quem esta de dieta. :)

Ingredientes:

Acelga, shiitake, cogumelo enoki, shinguiku que pode ser substituido por nira, cebolinha que esta mais para cebolona, meio siri para dar gosto ao caldo, carne em tiras finas e/ou pedacos de peito de frango, macarrao de udon ou yakisoba. Se voce preferir, eh possivel substituir as carnes por pedacos de peixe (salmao e peixes de carne branca) e frutos do mar, ostras sem casca, camarao inteiro e o que mais quiser. Muito cuidado para nao ficar engasgado com as espinhas dos peixes ;). Tudo cortado no tamanho de uma bocada.

Caldo:

Agua, shiroi dashi, shoyu, mirin, sake. Tudo a seu gosto.

Com o caldo pronto em fogo baixo acrescente os ingredientes deixando as verduras e o macarrao para o final, senao ficam moles demais. Deve ser servido a mesa, como o fondue. Come-se tirando da panela diretamente para sua boca, e eh claro, passando pela tigela para nao queimar o bico.

PS 1: Se voce gostar, pode-se acrescentar misso ao caldo.
PS 2: Dashi = a japanese fish stock made with dried bonito and kombu seaweed. This is used for soups sauces and marinades. Caldo a base de katsuobushi, agua, um monte de katsuobushi e kombu (alga marinha), ferver-se, coa-se e se obtem o shiroi dashi.

BON APETIT!!

2 comments:

Anonymous said...

E aquela celvejinha ali atlás, heeeein, tchia Clis? ;D

Cris said...

Calzinho, sobre a celveja voce tem que perguntar para o seu tio Celso. Aqui entre nos, ele andou rindo sozinho lendo seu comentario. ;D
Mas me diga, como que voce sabe que eh uma celveja, hein?! o.O