Wednesday, May 19, 2010

Missoshiru de mariscos - recipe




Este sim, meu preferido!! Colocarei duas receitas, ambas otimas!!

Um pouco mais demorado que o missoshiru básico, mas vale a pena. Consiste em uma porção de mariscos pequenos, devidamente lavados e de molho em água por cerca de 20min. para a retirada de areia (este processo pode ser repetido caso necessário).

1 - Colocar água em fogo médio, acrescentar os mariscos, assim que abrirem retirar as bolhas brancas que se formam, retirar os mariscos e coar o caldo (o recomendado seria coar em pano tipo pano de baby...gaze, mas creio que coador de papel sirva). Voltar o caldo na panela em fogo baixo, acrescentar misso, acertar o sal se necessário, voltar os mariscos, desligar o fogo e acrescentar cebolinha picada se desejar. Gostoso, não?!

2- Colocar água em fogo médio, acrescentar os mariscos, assim que abrirem retirar as bolhas brancas que se formam, retirar os mariscos e coar o caldo (o recomendado seria coar em pano tipo pano de baby...gaze, mas creio que coador de papel sirva). Voltar o caldo na panela em fogo médio, acrescentar os mariscos, acrescentar um pouco de mirin e um pouco de saque culinário ou vinho branco, deixar o álcool evaporar. Desligar o fogo e acrescentar cebolinha picada se desejar e VOILA!! Acho que duas colheres grandes de saque e uma de mirin para cada litro de água seria o suficiente para não predominar o gosto ou aroma do álcool na sopinha. ;D

Sugestão: O processo de coamento serve para a retirada de algum resíduo solido que o caldo possa conter, areia principalmente. Vai de sua preferência coar ou não. Eu arrisco a sorte, as vezes me dou mal....rs.
Informação: Há diferença entre o mirin (saque culinário adocicado) e o saque culinário propriamente dito.

No comments: